alunos durante a festa de encerramento do semestre
Escola Estadual “Nova Chance”, criada da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Fundação Nova Chance e Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), atende 1.100 alunos entre reeducandos condenados e provisórios, em 18 Unidades Prisionais do Estado.
Luis Carlos da Silva, preso por tráfico de drogas em julho de 2009, condenado a 6 anos e 6 meses de prisão, é um dos 40 reeducandos que consegue diminuir a pena através da remissão escolar. Ele freqüenta a escola e presta serviços gerais na Cadeia Pública de Primavera do Leste. Desde agosto de 2009 Luis estuda, e, a cada 18 hs de aula é remido 1 dia de sua pena, assim como a cada 3 dias de trabalho ele também tem 1 dia remido.
O sistema de ensino é por área do conhecimento na modalidade EJA e as turmas estão divididas desde a alfabetização até o Segundo Grau.Três professoras lecionam na Unidade, nas áreas de alfabetização, Ciências da Natureza e linguagens.
Diante da exclusão social devido à perda da liberdade, e às vezes, pelo afastamento até mesmo da família, aos reeducandos que participam das atividades escolares dentro da Cadeia são proporcionadas momentos de reflexão, onde eles percebem que são responsáveis pela mudança não só do seu modo de ver a vida enquanto presidiários, mas também dos professores enquanto mediadores do conhecimento.
A professora Eliane Alves Nunes, que desde julho 2008 leciona aos alunos de alfabetização na Escola Nova Chance da Unidade de Primavera do Leste, vê sua atividade como uma oportunidade de crescimento e satisfação pessoal. ‘É um aprendizado, uma troca que me torna mais humana’.
As aulas ocorrem nos horários matutino: (das 8:00hs às 10:30hs) e vespertino (13:30hs às 16:00hs).
Fonte: http://www.pvanews.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário